Tipos de TPM na Medicina Chinesa

Olá Leitores!

Vocês tem pacientes que sofrem de TPM? Ou você mesma que está lendo este texto está sofrendo com TPM? Então esse texto irá ajudar todo mundo que precisa se tratar.

A TPM, Tensão Pré Menstrual é caracterizada por uma série de sintomas que podem começar até dias antes do início do período menstrual, como dor de cabeça, dor e inchaço nas mamas, dor nas pernas, cólicas menstruais,  irritabilidade e outras alterações e humor. É considerada uma patologia que pode durar até 40 anos depois do seu desenvolvimento, na vida da mulher, até que a menopausa chegue.

Em Medicina Chinesa existem apenas 2 tipos de TPM, e ambas são totalmente tratáveis:

1. Ascendência do Yang do Fígado:

Neste tipo de TPM a paciente terá alta irritabilidade, dores nas mamas e cólica abdominal que piora com calor ou quando o abdome é pressionado. A menstruação poderá vir adiantada e com grande volume. Os demais sintomas são de calor, como sede, vontade de beber líquidos frios, agitação mental, insônia, etc.. É característico de alterações hormonais em especial na adolescência e em adultas jovens.

Chamamos essa TPM de Primária, uma vez que a ascendência do Yang é pura e não está associada à nenhum outro desequilíbrio de outro órgão.

Consumir alimentos de essência quente para o Fígado bem como excesso de gordura, álcool e cigarro certamente irão piorar os sintomas.

O tratamento é baseado no controle do Yang do Fígado e pontos como: F2, F8, VB20 e VB21 na acupuntura sistêmica bem como pontos Fígado, Fígado Yang e Útero na auriculoterapia serão de extrema importância.

Na alimentação terapêutica, a paciente deverá consumir alimentos frios e frescos para o Elemento Madeira como limão, maçã, hortelã, etc… A paciente deverá escolher pelo menos 1 alimento das colunas das tabelas indicadas e consumir 2x no dia. O tratamento com a alimentação pode ser feito o mês todo ou pelo menos 10 dias antes da previsão do período menstrual iniciar.

2. Deficiência do Yin do Rim levando à ascendência do Yang do Fígado

Nesse tipo de TPM existe a pre existência de uma Deficiência da Energia Yin do Rim que é ocasionada  por excesso de trabalho sem repouso adequado, excesso de atividade sexual, excesso de atividade física ou sedentarismo, estresse emocional e má alimentação.

Tais excessos são realizados ao longo da vida adulta e esta TPM normalmente aparece em mulheres mais maduras, depois dos 30 anos de idade. Os sintomas são de cólica não só abdominal mas também na lombar, nas pernas e pode vir acompanhada de fraqueza e sensação de frio nos joelhos. As menstruações virão em pouco volume e poderão atrasar, gerando ciclos irregulares. Além disso, a paciente se sentirá muito cansada, poderá ter suores noturnos e calor nas palmas das mãos e nas solas dos pés em especial no período menstrual.

Alguns sintomas de instabilidade emocional podem acontecer por causa da elevação do Yang do Fígado, mas não são tão severos quanto no padrão anterior.

O tratamento é realizado através da Tonificação do Yin do Rim. Pontos sistêmicos: R3, R6, VC4 são de extrema importância e na auriculoterapia utilizamos os pontos Rim e Útero.

A paciente deverá consumir alimentos frescos e neutros para o elemento Água, pelo menos 1 de cada coluna indicada da tabela de 2 à 3x por dia, podendo ser realizada a dieta o mês todo ou pelo menos 10 dias antes do início previsto do ciclo.

As tabelas completas de alimentação vocês encontram no link: https://www.facilitandoacupuntura.com.br/tabelas-de-alimentacao-terapeutica/

A TPM é considerada uma patologia com cura. Por isso, quanto antes começarmos o tratamento da paciente, mais rápido serão os resultados 🙂

Espero que tenham gostado!

Um abraço com carinho!

Profa. Fernanda Mara