Wei Qi – A energia de defesa – Imunidade

Bom dia leitores, 

Hoje vamos falar um pouco sobre a Wei Qi: A energia de Defesa.

Conhecida como a energia que protege o corpo, a Wei Qi pode ser entendida em Medicina Ocidental como aquela que representa a imunidade, a capacidade do corpo de se defender de fatores patogênicos externos.

A Wei Qi é produzida pelo Pulmão, porém, sua matéria prima é proveniente da digestão feita pelo Estômago e pelo Baço. O Estômago possui a função de amadurecer e decompor os alimentos digeridos, enquanto o Baço irá transformar os alimentos digeridos em Gu Qi, conhecido como “a energia de essência dos alimentos”.

Assim, o Gu Qi produzido pelo Baço chegará até o Pulmão, onde, junto com a energia do Ar irá se transformar na Wei Qi.

A Wei Qi (energia de defesa) irá circular pela superfície da pele, local conhecido como espaço “Cou Li” (espaço entre a pele e os músculos) e quando estiver forte, irá defender o corpo de invasões de frio, umidade, calor, vento e secura. Com a Wei Qi forte, o indivíduo será forte e não ficará doente.

A circulação da Wei Qi é particularmente notável. Segundo o Ling Shu, sua circulação inicia no meridiano da Bexiga, na região dos olhos, seguindo a seguinte sequência:

Durante o dia (circula 25 vezes nas vísceras) → de B1 à B67 → ID19 à ID1 (Níveis Tai Yang) → VB1 à VB44 → TA23 à TA1 (Níveis ShaoYang) → de E1 à E45 → IG20 a IG1 (Níveis Yang Ming)

** as circulações ocorrem separadas em cada Nível Energético

Durante à noite (circula vezes nos órgãos) →  Rim → Coração  → Pulmão → Fígado → Baço → Rim.

Isso significa que durante o dia nossas vísceras e a região posterior do corpo estão mais protegidos que os órgãos. E durante à noite, o contrário acontece, os órgãos e a região do corpo estão mais protegidos que as vísceras.

Essa circulação de Qi justifica o motivo pelo qual é tão fácil ficarmos resfriados quando, à noite, os meridianos Yang estão desprotegidos e tomamos vento nas costas, por exemplo.

Para mantermos a Wei Qi boa durante o dia, precisamos nutrir os órgãos, por isso, boa alimentação e descanso devem fazer parte da rotina do dia a dia.

Dois pontos são particularmente importantes na manutenção da Wei Qi, o BP6 e o P9. O BP6 é importante pois tem a ação de melhorar a imunidade e o P9 por sua função de tonificação direta do Pulmão. Manter a Wei Qi forte é manter o corpo livre de doenças 🙂

Se quiserem saber mais sobre a formação das energias do corpo, temos uma vídeo aula na Loja do Blog, acesse: https://loja.facilitandoacupuntura.com.br/store/product/3

Espero que tenham gostado!

Um grande abraço!

Profa. Fernanda Mara



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

* Copy This Password *

* Type Or Paste Password Here *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>