A Choro na Medicina Chinesa

Bom dia Leitores

Hoje vamos falar um pouco sobre o Choro na visão da Medicina Tradicional Chinesa.

Diferente do que podemos pensar/imaginar, o choro não é apenas a exteriorização da tristeza. O ser humano pode também chorar de raiva, de alegria, de emoção e assim por diante. É uma maneira de colocar para fora aquilo que transborda dentro de si, fazendo com que os órgãos se reequilibrem e voltem ao seu funcionamento normal.

Mas e a lágrima? Quem é o órgão responsável pelo principal fluído que representa o choro?

A resposta é: O FÍGADO.

É interessante pensar que o choro nada mais é que o “ato de verter lágrimas pelos olhos”. E  na medicina chinesa, nenhum outro órgão é capaz de produzir e expelir as lágrimas, senão o Fígado.

O Fígado controla os olhos, a capacidade de ver, a umidade dos olhos e a capacidade de lacrimejar e de chorar. É também o único órgão capaz de circular a energia por todos os lados do corpo, levando Qi e Sangue sob demanda para que cada um dos órgãos e vísceras trabalhem perfeitamente.

Quando o sangue do Fígado é forte, os olhos são naturalmente umedecidos, o paciente enxerga bem e tem a capacidade de chorar quando um sentimento lhe toma o interno.

Quando paciente possui uma Deficiência de Yin ou de Sangue do Fígado, os olhos se tornarão secos e desnutridos, e mesmo que haja a intenção/vontade de chorar, o paciente não conseguirá formar ou derrubar lágrimas. O sentimento ficará preso, dando a sensação de peso no peito e angústia, chegando até mesmo a ter uma dor física.

A Deficiência do Yin e do Sangue do Fígado podem acontecer por excesso de estresse emocional, excesso de atividade física, má alimentação, excesso de trabalho sem repouso adequado e por perda grande de sangue como em cirurgias ou menstruações volumosas.

A Ascendência do Yang do Fígado que acontece em especial pela raiva e pelo estresse também podem ocasionar ressecamento dos fluídos formadores da lágrima, e o paciente terá olhos secos e dificuldade de chorar.

Para que consigamos devolver ao paciente a capacidade de reequilibrar as emoções através do choro, precisamos tonificar o Yin e o Sangue do Fígado ou controlar o Yang quando é necessário. Para isso sugiro os seguintes pontos: F8, B17, VB39 (para Yin e Sangue) e F2 para controlar o Yang.

Trabalhar a energia do tórax que pode ter ficado estagnada por falta de choro também é importante. O ponto VC17 faz muito bem essa função.

Na auriculoterapia os pontos Fígado, Fígado Yang e Pulmão são de extrema importância! E não se esqueça de pedir ao paciente para se alimentar com comidas frescas para o elemento Madeira. Tais alimentos são encontrados nas tabelas do link:

Tabelas de Alimentação Terapêutica

Espero ter ajudado vocês!

E bora chorar meu povo! De alegria ou de tristeza, colocar os sentimentos para fora sempre é uma boa maneira de nos equilibrar!

Um grande abraço!

Profa. Fernanda Mara