Ansiedade – Acupuntura e Dietoterapia Chinesa

Olá queridos leitores!

Hoje nossa leitura será sobre ansiedade!

Você se sente ansioso? Já se perguntou se técnicas de Acupuntura e Dietoterapia podem ajudar nesse estado tão incômodo de agitação mental?

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a Ansiedade é um sentimento de inquietação e preocupação, geralmente generalizado e sem foco, como uma reação exagerada a uma situação que é apenas subjetivamente vista como ameaçadora. É muitas vezes acompanhada por tensão muscular, inquietação, fadiga e problemas de concentração.

Em Medicina Tradicional Chinesa, a ansiedade afeta o Coração. O Coração é responsável por controlar o Shen, ou seja, a mente. Quando estamos ansiosos, temos um “Shen Perturbado”, ou seja uma “Mente Perturbada”.

Todo movimento de agitação gera um calor interno, e no caso da ansiedade, temos Calor do Coração. Assim, recomenda-se que, para nos sentirmos menos ansiosos, devemos “remover o calor do coração”.

São alguns pontos indicados para diminuir o calor do coração: C7, C8, CS6, CS7, CS8.

Existem pontos com a indicação de melhorar a ansiedade, sem necessariamente possuírem a função de remover o calor do coração, como o Yintang, VG20 ou ainda pontos auriculares de Ansiedade, Coração e Tensão emocional.

É importante saber que os pontos de acupuntura reagem à diferentes tipos de estímulos e não somente com agulhas. Se não for possível atender um paciente pessoalmente, que precise controlar a ansiedade, podemos orientá-lo a pressionar esses pontos de 1 a 3 minutos, sempre bilateralmente (quando o ponto existir dos dois lados). Além disso, estímulos com magnetos ou stiper também podem ser realizados.

Partindo do princípio que na ansiedade há um Calor de Coração, precisamos fazer com que o paciente se alimente de substâncias que possuam a essência fria ou fresca para esse órgão, como o melão, a melancia, o morango, a hortelã, a maçã, entre outros. Mais alimentos podem ser encontrados nas tabelas disponíveis em:  https://www.facilitandoacupuntura.com.br/tabelas-de-alimentacao-terapeutica/

Além do Coração,  o Baço pode estar prejudicado e enfraquecendo com os pensamentos excessivos. Para diminuir os pensamentos excessivos, use BP3 e consuma raízes de boa qualidade como o inhame e a batata doce com frequência na dieta. Ensinar o paciente a estimular BP3 é uma excelente maneira de acalmar a ansiedade e melhorar a atenção, foco, concentração e capacidade de aprender coisas novas. Situações essas, atrapalhadas pela ansiedade.

Lembrem-se, a ansiedade por algo bom que virá a acontecer, como uma viagem, uma entrada de dinheiro na conta ou um presente que será recebido é normal. Mas em hipótese alguma, deixar de viver o presente a espera de um futuro incerto, será saudável para o corpo. Então vamos cuidar da mente e do Coração?

Espero que tenham gostado!

Um grande abraço à todos!

Profa. Fernanda Mara



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

* Copy This Password *

* Type Or Paste Password Here *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>