Asma no Adulto na Medicina Chinesa

Olá Leitores!

Hoje estou aqui para escrever um pouco sobre a Asma no adulto sob a visão da Medicina Tradicional Chinesa.

Para Medicina Ocidental, a asma é caracterizada por uma obstrução parcial do fluxo de ar na árvore brônquica. Isto é causado por um estreitamento temporário dos brônquios por espasmo muscular, seguido de edema da mucosa. Esse estreitamento pode acontecer por causa desconhecida ou ainda por reação à alérgenos.

 

Para Medicina Chinesa, a asma pode acontecer por:

  • Invasão de Vento Frio ou Vento Calor
  • Consumo excessivo de leite e derivados
  • Constituição fraca
  • Estresse Emocional

É comum vermos pessoas asmáticas na infância, porém, quando a asma surge na fase adulta, precisamos redobrar nossa atenção. Esse fato se dá, na maioria das vezes pela afecção energética do Rim ou do Fígado, além de é claro, do Pulmão.

Quando um adulto abusa de atividade física ou laboral, se alimenta mal, se estressa demais ou abusa de atividade sexual, ele prejudica seriamente a energia dos Rins, que fraco, irá consumir a energia do Pulmão, resultando em asma.

Assim, é importante que o adulto reequilibre os hábitos de vida diários e alguns pontos de acupuntura poderão ser úteis para amenizar as crises, como: R3, R25, R27, VC4 e VG4. Na auriculoterapia, o ponto do Rim e os pontos Ping Chuan são indicados.

Recomenda-se que alimentos neutros para o Elemento Água sejam colocados na Dieta, como gema de ovo, milho, carne de porco, framboesa, gergelim preto, etc. A tabela dos alimentos você encontra em: https://www.facilitandoacupuntura.com.br/tabelas-de-alimentacao-terapeutica/

Já o Fígado pode causar asma no adulto diretamente por conta de estresse descontrolado. Quando há Estagnação do Qi ou do Sangue do Fígado, ou Fogo do Fígado, pode ocorrer um movimento de rebelião de energia/sangue em direção ao tórax, contra dominando o Pulmão e gerando falta de ar.

Neste caso, as crises são abruptas e devem ser controladas através dos pontos que removam o Calor ou Estagnação de Qi/Sangue do Fígado, como F2, F3, F5, F8, F14.

Na auriculoterapia o ponto Fígado Yang é recomendado nesses casos, bem como os pontos de Ping Chuan. Alimentos frescos e neutros para o Elemento Madeira devem ser consumidos, como: maçã, pera, amora, tâmaras, morango, açafrão, cenoura, etc.

O Pulmão deverá ser sempre fortalecido e equilibrado. Pontos como: B13, B42, P7 e P9 são sempre uma boa escolha.

A asma no adulto, em sua grande parte, possui controle eficaz com a Acupuntura, Auriculoterapia e Alimentação Terapêutica Chinesa, mas é preciso que o paciente esteja atento à outras possíveis afecções do Pulmão. Recomenda-se uma visita ao profissional médico para um check up pelo menos 1 vez ao ano 🙂

Espero que tenham gostado.

Um grande abraço.

Profa. Fernanda Mara

 



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

* Copy This Password *

* Type Or Paste Password Here *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>