Benefícios da Acupuntura no Pós Fratura

Bom dia Leitores!

Hoje vamos falar um pouco sobre quais benefícios a Acupuntura pode trazer para um paciente que sofreu uma fratura e precisa acelerar a recuperação.

Antes de dar dicas de como tratar as fraturas, vou falar um pouco sobre como tentar evitá-las.

Em Medicina Chinesa, a força dos ossos está relacionada ao bom funcionamento do Rim. Dessa forma, para evitar fraturas espontâneas ou desgaste ósseo devemos manter nosso Rim forte, bebendo bastante água, descansando quando estamos cansados, praticando atividades físicas moderadas (pelo menos 3x na semana), não nos excedendo em trabalho nem em estresse emocional e nos alimentando bem (em quantidade e qualidade adequadas).

Se você tem dificuldades de manter a energia do Rim forte, por não conseguir seguir as orientações acima, alguns pontos de acupuntura poderão ajudar a manter a energia do Rim, como R3, R6, R7, VC4, B23 e B52. O ponto de Rim na auriculoterapia deve ser utilizado, bem como alimentos Neutros para o Elemento Água, encontrados na tabela no link:

https://www.facilitandoacupuntura.com.br/tabelas-de-alimentacao-terapeutica/

Mas lembre-se, isso não exclui a necessidade de cuidar do hábitos de vida diários!! Ou seja, use os pontos, coma os alimentos e vá aprendendo a cuidar do próprio corpo, afim de que você viva por muitos anos de forma saudável. E lembre-se: O Rim é a base da nossa energia vital.

Agora vamos falar de um pós fratura. Se o paciente teve uma fratura espontânea, por consequência de uma osteoporose ou ainda se sofreu um acidente, tendo precisado ou não de uma cirurgia para correção, o Acupunturista poderá ajudar esse paciente de várias formas possíveis, como descrito à seguir:

Um paciente fraturado poderá receber atendimento com acupuntura logo nas primeiras horas pós cirurgia. Normalmente em torno de 48 horas acontece a liberação médica para que a técnica seja aplicada.

O objetivo de se iniciar o tratamento de forma precoce é melhorar a oxigenação e a nutrição dos tecidos no local da fratura, facilitando assim a cicatrização. Além disso, podemos fazer uma drenagem do local fraturado, que diminuirá eventuais edemas e dor.

Como devemos tratar?

Recomendo sempre colocar pontos para manter o Rim forte, assim, sempre coloco ao menos o R3 para iniciar o tratamento de uma fratura e o ponto de Rim na Auriculoterapia.

Depois do R3, o terapeuta poderá utilizar pontos que mantenham Sangue e Qi circulando de forma harmônica no corpo, como F3 e IG4.

Se houver edema no local, podem ser utilizados os seguintes pontos, que removem a umidade, para drenar o local, de acordo com a região da fratura:

  • Pé: B60
  • Perna: BP9
  • Coxa: VB30, E28
  • Mão: TA3
  • Antebraço: TA5
  • Braço: IG11, P3

Depois de melhorar a força dos Rins, promover a circulação harmônia de Qi e Sangue, podemos trabalhar no local da fratura.

No local da fratura, se houver cicatriz cirúrgica, devemos medir ao menos 0.5 cm de distância da cicatriz e circular toda a região afetada com agulhas oblíquas em volta de toda extensão da lesão. Para ampliar os efeitos, o terapeuta poderá aplicar eletroacupuntura contínua dentro do limite de dor o paciente. Se não houver cicatriz, as agulhas podem ser colocadas inclusive sobre o local de lesão.

Agulhas e eletroterapia devem permanecer por no mínimo 20 minutos.

Além da eletroacupuntura tradicional, com o choque sendo dado no corpo das agulhas, também pode-se utilizar o Hai Hua deslizante sobre a região da fratura mesmo que tenha sido reconstituída com pinos. A ventosa deslizante e a moxa em varredura também podem ser feitas.

Depois da remoção das agulhas e da eletroacupuntura, o terapeuta poderá deixar o paciente com magnetos ou Stiper em volta da região fraturada. Tanto um quanto o outro deverá ter uma distância de 1cm entre si. O Stiper não possui lado certo para colocação, porém, os magnetos deverão estar sempre em polos opostos um em relação ao outro para que se faça um campo magnético e a circulação local seja melhorada ajudando na cicatrização.

Na auriculoterapia alguns pontos são muito interessantes:

  • Ping Chuan – ajuda a desinflamar os tecidos
  • Relaxamento Muscular – para melhorar a dor local
  • Analgesia – também para melhorar a dor
  • Ponto que representa a região fraturada (como pé, mão, perna, joelho, etc)…

Os pontos de auriculoterapia devem ficar por 10 dias, independente do material utilizado, como sementes, esferas ou até mesmo agulhas.

Existem benefícios inclusive no tratamento tardio, uma vez que a acupuntura e os demais recursos da medicina chinesa irão ajudar sempre a melhorar a circulação de sangue, de oxigênio, renovar a circulação colateral, diminuir a dor, melhorar a amplitude de movimento e manter os tecidos fortes.

Mas nunca se esqueça. Além de tudo que foi dito nesse texto, os ossos se tornam fortes através da vitamina D. Tome sol, ou suplemente de acordo com orientação médica. Faça musculação para que os ossos sejam estimulados à ficar fortes. E no final, tudo ficará bem com o paciente 🙂

Espero que tenham gostado!

Um grande abraço à todos!

Profa. Fernanda Mara