Medicina Chinesa e Imunidade – Parte 1

Bom dia LeitoresFoto profissional grátis de aparelhos, atenção, cobiçado, corona

Em tempos de pandemia, é urgente a discussão sobre como podemos melhorar a nossa imunidade para evitar o contágio de doenças oportunistas. Todos sabem que manter uma boa alimentação, dormir bem, evitar o estresse emocional e praticar atividades físicas moderadas são recomendações da Medicina Ocidental.

A Medicina Chinesa segue basicamente as mesmas recomendações e possui explicações precisas para cada uma delas, além de oferecer a possibilidade de tratamento para cada uma das situações, como veremos à seguir:

  1. Boa Alimentação
  • Na Medicina Chinesa os principais órgãos relacionados à imunidade são: Baço, Pulmão e Rim:

– Baço: produz o Gu Qi, ou seja, a essência dos alimentos. O Baço recebe os alimentos digeridos pelo Estômago e transforma na parte energética dos alimentos que servirá de matéria prima na formação da energia de defesa, conhecida como imunidade, na Medicina Oriental.

– Pulmão: recebe o Gu Qi do Baço e o Qi do ar. Com a soma destas duas energias, faz a transformação em Wei Qi (Qi de Defesa ). Quando o Qi de defesa é bom, a imunidade do paciente é boa. Se faltar energia ao Pulmão para transformar o Wei Qi ou ao Baço para se formar o Gu Qi, o paciente sofrerá de baixa imunidade.

– Rim: é a base da energia vital. Distribui energia para todos os órgãos e vísceras. Uma energia baixa de Rim poderá refletir em energia baixa para todos os órgãos, ou seja, diminuir a produção das energias dos alimentos e de defesa, citadas acima.

Além disso, a Deficiência da energia do Rim, por lei de 5 Elementos, irá consumir a energia do Pulmão, deixando-o o fraco, impedindo a produção da Wei Qi.

Dessa maneira, são indicados alimentos que fortaleçam esses órgãos. São sugeridos os alimentos neutros, das tabelas de alimentação terapêutica, encontrados no link:

Devem ser escolhidos alimentos que se goste e consumir pelo menos um de cada tabela por dia.

2. Dormir bem

  • O sono, de forma geral restaura as energias do nosso corpo. Dormir bem e acordar descansado garante que o Rim preserve nossa energia vital. Quando passamos longos períodos sem dormir bem, ou conseguindo dormir, mas acordando cansados, temos um gasto adicional da energia Yin do Rim.
  • Quando há Deficiência do Yin do Rim, causamos calor interno, com ressecamento dos fluídos em longo prazo, em especial da energia Yin do Pulmão.
  • Como já explicado anteriormente, quando o Rim está fraco, ele consome a energia do Pulmão (Lei dos 5 Elementos) prejudicando a imunidade.
  • Para dormir melhor, considere usar os pontos: Yintang, CS6 e BP6.
  • Para melhorar a qualidade do sono, podem ser utilizados os chás de gergelim preto e jasmin.
  • Na auriculoterapia podem ser utilizados os pontos de Ansiedade, Tensão e Coração.

3. Evitar o estresse emocional

  • O estresse emocional pode gerar desequilíbrio interno em todos os órgãos. De uma forma geral, o Fïgado é o mais atingido quando nos referimos ao estresse propriamente dito e também pela irritabilidade, frustração e impaciência.
  • Quando o Yang do Fígado sobe, por contradominância dos 5 elementos, há uma Deficiência do Pulmão, que ficará prejudicado na produção de Wei Qi.
  • Por isso, devemos evitar o estresse, porém, quando já nos pegamos estressados, devemos usar os pontos F2 e F3.
  • Na auriculoterapia, Fígado Yang e Tensão Emocional são indicados.
  • O chá de folha de amora e a água com limão são ótimos para diminuir o calor do Fígado.

4. Praticar atividades físicas moderadas

  • A atividade física moderada é aquela que não causa cansaço extremo, mas é suficiente para manter o corpo aquecido, os vasos sanguíneos dilatados e um fluxo harmônico de Qi e de Sangue.
  • Sugere-se que essa atividade aconteça por 30 a 40 minutos, 3x por semana. Pode ser uma caminhada, Yoga, abdominais, musculação, ou seja, qualquer atividade física que agrade o indivíduo.
  • Evitando a estagnação de Qi e Sangue, os órgãos são bem nutridos e evitam qualquer tipo de patologia.
  • Se você se sente muito cansado praticando atividade física, sugere-se que a faça por menos tempo. Massagem por 3 minutos, bilateral nos pontos E36 e R1 ajudarão na disposição.
  • Os chás de gengibre e canela ajudarão na circulação do Qi e do Sangue.

 

Seguindo essas dicas, estaremos de acordo com a Medicina Ocidental no que se refere a evitar a perda da imunidade.

Seguiremos debatendo esse assunto em mais um texto em sobre como aumentar a imunidade!

Um grande abraço à todos!

Profa. Fernanda Mara



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

* Copy This Password *

* Type Or Paste Password Here *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>