Medicina Chinesa e Imunidade – Parte 2

Olá Leitores!

No último texto escrevi sobre os motivos pelos quais certas situações prejudicam nossa imunidade. Agora é a hora de fazer um texto sobre como podemos melhorar a nossa imunidade com os recursos que a Medicina Chinesa nos oferece:

  1. Pontos de Acupuntura – Diretrizes da Federação Mundial de Acupuntura

A Federação Mundial de Acupuntura, lançou, no início da publicação dos casos de Covid-19 (coronavirus) um comunicado para os acupunturistas falando sobre a eficácia de alguns pontos de acupuntura que colaboram na melhora do sistema imune, dadas suas funções descritas abaixo. Foram citados: IG4,CS6, BP6, E36, VC6 e VC4.

  • IG4: possui ação de regular a Wei Qi (energia de defesa)
  • CS6: move o Qi do tórax
  • BP6: fortalece o Baço (órgão responsável pelo Gu Qi, que é a matéria prima do Qi de defesa)
  • E36: regula a Wei Qi, expele o vento
  • VC6: fortalece o Qi original (que circula nos meridianos)
  • VC4: enraiza a mente (shen), nutre o sangue

Estes pontos dever ser feitos ao menos uma vez por semana com agulhas. Caso não seja possível, é indicado que sejam estimulados com moxa ao menos uma vez por semana. Se o paciente possuir maior disponibilidade de tempo, poderá usar em dias alternados.

É importante que neste momento de crise, o terapeuta possa ensinar aos pacientes a auto aplicação de moxa, assim, estará colaborando não somente para melhorar a imunidade do paciente propriamente dito, mas também das pessoas de sua família.

Sobre alimentação terapêutica, já conversamos no último post, mas não custa lembrar, que os alimentos neutros das tabelas de Terra, Metal e Água são bons aliados no fortalecimento da imunidade. As tabelas se encontram no link:

A auriculoterapia também pode ser uma aliada na melhora da imunidade. Os pontos Ping Chuan são particularmente importantes no cuidado com o sistema imune. Um está localizado dentro da fossa triangular e outro na região do antitrago. Além dos Ping Chuan, considera-se importante colocar Shenmen, Rim, Simpático, Baço, Pulmão e o ponto de Ansiedade no caso do paciente estar se sentindo particularmente tenso.

Usar 10 gotas de própolis dissolvidos em um copo de água uma vez por dia e consumir uma pequena porção de geléia real (do tamanho de um grão de soja sob a língua) todos os dias por pelo menos um mês irá manter a imunidade forte.

Precisamos compreender que muitas vezes, a melhor forma de atacar, é nos defendendo.

Espero que o texto tenha sido útil.

Um grande abraço à todos.

Profa. Fernanda Mara

 



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

* Copy This Password *

* Type Or Paste Password Here *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>