Traumas Emocionais, como a Medicina Chinesa pode Ajudar?

Bom dia Leitores,

Hoje vamos falar um pouco sobre traumas emocionais. Depois de 2 anos passando por uma pandemia de Covid 19 e atualmente acompanhando um momento de Guerra na Europa, certamente falar sobre traumas emocionais é realmente relevante.

Vamos começar definindo o que é trauma emocional. Segundo a psicóloga Luciene Fogaça (em https://psicologaluciene.com.br/traumas-emocionais-e-psicologicos/): “traumas emocionais são sequelas deixadas por situações que causaram sofrimento ou dor, seja emotiva ou física, das quais as consequências foram tão grandes que acabam por afetar o pensamento e o comportamento da pessoa).

Os traumas emocionais são muito comuns em pessoas que passaram por situações de agressão, violência, estupros, doenças, acidentes, assaltos, traições, morte de pessoas próximas, etc.

Não existem, em Medicina Ocidental, uma única explicação para o a trauma emocional. O que deixa uma pessoa traumatizada poderá não traumatizar outra pessoa. Bem como os sintomas e o tratamento também dependerá de cada caso. Porém, pode-se dizer que alguns sintomas são mais comuns em pessoas traumatizadas. Ainda segundo a psicóloga Luciene Fogaça, esses sintomas incluem: insônia, surtos de raiva, isolamento do convívio social, o sentimento de fugir de situações que lembrem o trauma e a constante lembrança da situação traumática seja em sonhos ou durante o dia quando acordado. Quando se torna ainda mais problemática, os sintomas podem se associar também a depressão e a ansiedade.

Em Medicina Tradicional Chinesa, os traumas emocionais afetam diretamente o Rim. O Rim é considerado o órgão que representa nossa energia vital (Jing) além de ser o transformador da nossa energia Original (Yuan Qi).

O JING

O Jing nada mais é que a nossa energia de essência, parte do nosso DNA e ligado às nossas heranças genéticas. Não é uma energia que poderá ser reposta. Naturalmente perdemos o Jing ao longo da vida, de forma fisiológica, e seu esgotamento nos leva à morte. Quando sofremos um trauma emocional, há um gasto de Jing maior que o considerado normal e quando não reequilibrada a energia do paciente e não tratado o trauma, poderá acontecer sintomas de envelhecimento precoce, falta de vontade diante da vida e uma profunda depressão. Por isso, em casos de traumas, é necessário que o acupunturista proteja o Jing do paciente.

Para isso indicamos os pontos de acupuntura:

  • VC4 – 4 dedos abaixo do umbigo
  • Os pontos de abertura e fechamento do Vaso Concepção (P7 e R6) – estando P7 3 dedos de distância da dobra do punho na direção do polegar e R6 na curva inferior do maléolo medial.
  • R9 –  6 dedos acima de R3 (que está entre o maléolo medial e o tendão de Aquiles) esse ponto regula a função do Rim, protege a essência e inclusive bloqueia a passagem de traumas que uma mulher possa supostamente passar na gestação, para o bebê.

Alimentos neutros para o Elemento Água devem ser consumidos pelo menos 1x por dia até que o paciente sinta-se mais confiante em relação à situação que ocasionou o trauma. A tabela dos alimentos você encontra em: https://www.facilitandoacupuntura.com.br/tabelas-de-alimentacao-terapeutica/

 

O YUAN QI

A energia Original, produzida no Rim, é o produto da mistura do Jing com a Energia Nutritiva (Ying Qi), produzida pelo Pulmão. Essa energia circula por todos nossos meridianos e é a união perfeita entre as energias que recebemos no nascimento (Pré Celestial) e a que adquirimos depois de nascer (Pós Celestial ou Energia Adquirida).

Como já sabemos, os traumas emocionais afetam o Jing, por consequência, a transformação da Yuan Qi será afetada. Dessa forma, o paciente poderá se sentir enfraquecido e desanimado. Como parte da Energia Nutritiva não será utilizada, o Pulmão irá produzí-la em menor quantidade, ficando também afetado. Assim, o paciente poderá ter problemas respiratórios, como sinusite de repetição, asma, rinite; problemas de pele como acne, ressecamento cutâneo, além dos problemas emocionais do Pulmão, como: frustração, angústia, sentimento permanente de luto.

Para tratar o paciente, podemos começar fortalecendo o Jing, com os pontos já citados anteriormente, e acrescentar os seguintes pontos:

  • R4 – 0,5 tsun abaixo de R3, esse ponto fortalece a recepção de energia do Rim, vinda do Pulmão.
  • R27 – 3 dedos na lateral da linha média corpo, na borda inferior da clavícula. Esse ponto faz com que a energia do Pulmão desça e seja aproveitada de forma correta pelo Rim.
  • P9 – na dobra do punho na direção da palma da mão e do polegar, esse ponto fortalecerá o Pulmão.

São indicados além dos alimentos neutros para o Elemento Água, os Alimentos Neutros para o Elemento Metal.

Além dos pontos citados acima, o terapeuta poderá tratar pontos que julga necessário para acalmar o paciente, abrir os orifícios da mente, dar coragem, melhorar o otimismo, assim como muitos outros. Nessa lista podemos citar respectivamente: CS6, CS7, VB40 e VB41, VG20, etc.

Traumas emocionais precisam ser tratados e resolvidos para que o paciente volte a ter qualidade de vida e seguir em frente sem as amarras do passado.

Espero ter ajudado todos vocês.

Um grande abraço.

Profa. Fernanda Mara